Então, talvez vocês ainda não saibam mais eu sou apaixonada pela cozinha, amo cozinhar, e quando entra a temporada do MasterChef Brasil, eu fico morrendo de vontade de cozinhar e de comer comidinhas gostosas, então passei a fazer um prato a cada terça, para jantar acompanhando o programa, e vou passar a receita dessa semana para vocês: Capeletti de massa verdade, recheado com presunto de parma e ragú de carne, que apesar de vários preparos não é complicado de fazer. Numa escala de 1 a 5, diria que é nível 3 de complexidade.
Comece pelo ragú de carne, pois ele demora mais tempo para cozinhar. Eu usei uma peça de lagarto redondo com cerca de 1kg, bem limpo, sem gorduras aparentes.
Ragu de Carne:
1 lagarto redondo limpo
2 colheres de óleo
1 xícara de vinho tinto seco
1 cebola grande, cortada em 4 partes
2 dentes de alho, descascados
1 lata de tomate pelado
1 tomilho
1 folha de louro
1 cc de sal
pimenta do reino
água quente suficiente para cobrir a peça de carne
- Panela de pressão
- tábua de carne
- dois garfos
Esquente o óleo na panela de pressão e sele todos os lados da carne.
Quando estiver bem douradinha, acrescente os demais ingredientes e deixe cozinhar na pressão por cerca de 45 minutos.
Separe a carne e bata todos os demais ingredientes no liquidificador, e volte com o molho encorpado para a panela e reserve.
Em uma tábua, usando dois garfos, desfie e carne. Ela estará bem macia, desmanchando. Junte a carne desfiada ao molho batido!
Massa:
100g de espinafre cozido
1 ¹/² xícara de farinha de trigo
1 ovo
1 fio de azeite
1 pitada de sal
- Processador de alimentos
- Filme plástico
Esprema bem o espinafre para retirar o excesso de água. Bata no processador até formar uma bola da massa, bem homogênea e que não grude nas mãos. Envolva no filme plástico e deixe descansar na geladeira por cerca de meia hora.
Montando o prato:
1 – Abra a massa, corte em quadrado ou com a boca do copo;
2 – Forre com um pedaço de parma;
3 – Coloque uma colher de carne;
4 – Enrole o capeletti : dobre a massa ao meio, formando um triângulo, dobre as duas pontas de baixo da massa, em direção oposta, abraçando o recheio. Eu esqueci de tirar fotos dessa etapa, mas busquei na net uma imagem que simplifica muito o entendimento, ela está logo abaixo das minhas fotinhos. Depois de montados, coloque-os em um prato com um pouco de farinha de trigo no fundo, e cubra com o pano de prato, para a massa não ressecar.

Fotos reprodução / DestaqueSP
Depois disso, basta cozinhar os capelettis em água fervendo com sal, até que eles subam a superfície e monte o seu prato.
Ficou uma delícia!
Um cuidado: parma é salgado, portanto cuidado com o sal na hora do ragu!
Bom apetite!
Depois me diga se você tentar fazer o prato e se deu certo!